quarta-feira, 2 de maio de 2012

Roteiro da viagem á Salvador.

Postagem dirigida ao Professor Adonias Daltro da matéria Matemática


Roteiro da viagem á Salvador.
Pontos turísticos visitados:

ARENA FONTE NOVA
A Arena Fonte Nova é um novo estádio que está sendo construído em Salvador (Bahia), no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira.  A antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, que entre os projetos já confirmados, será a sede baiana para a Copa do Mundo de 2014.
A Arena Fonte Nova está sendo construída pela Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária formada pelas empresas OAS e Odebrecht, que cuidará da administração, operação e manutenção da nova arena pelos próximos 35 anos.
Quando ficar pronta, a arena terá a capacidade para 50 mil pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó, e cerca de duas mil vagas de estacionamento.

Além de partidas de futebol, permitirá a realização de outros eventos como shows musicais de artistas de renome nacional e internacional, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, colocará o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica. Abrigará também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários, museu, lojas e um centro de negócios que funcionará independentemente dos jogos.
*A física e a matemática exercem grande influência sobre a construção do estádio, sua arquitetura, estrutura.

FAROL DA BARRA
O porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam á Baía de Todos os Santos em busca de pau brasil e outras madeiras de lei. Após o tráfico naufrágio de Galeão Santíssimo Sacramento, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o governo geral de João de Lencastre , vindo a receber um farol. De acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, primeiro do Brasil e mais antigo do continente quando passou a ser chamado de Farol da Barra. 
Atualmente o Farol é muito visitado por turistas e dentro dele reside o Museu Náutico onde estão guardados instrumentos e materiais usados pelos exploradores á séculos atrás.
*Muitos equipamentos utilizados nas longas viagens envolviam a física e a matemática para se obter bons resultados durante o trajeto, para fazer a estrutura do Farol e também técnicas que proporcionassem a sua luminosidade.

SHOPPING BARRA
Shopping Center localizado na Barra, um dos bairros tradicionais de Salvador. Oferece serviços para turistas e os próprios soteropolitanos.

MERCADO MODELO
Surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Nele eram comercializados os gêneros alimentícios, frutas, verduras, carnes, aves, peixes, farinhas, os camarões salgados, as pimentas recém-colhidas, charutos do Recôncavo e cachaças de alambiques de toda Bahia. No ano de 1969 o mercado foi vítima do mais violento incêndio de sua história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. O mercado demorou 51 anos para ser construído e inaugurado em 1912, depois do incêndio de 1969 ele demorou mais 15 anos para ser reinaugurado e desde a sua inauguração tem 100 anos de existência.
Sempre visitado por muitos turistas, o Mercado Modelo, com sua fascinante história, é uma verdadeira vitrine das raízes de toda essa magia - os saveiros, os becos, cantos e feiras, o candomblé e a capoeira, a poesia e os mistérios.
O sub solo do Mercado Modelo na Bahia é que ocorria parte da comercialização de escravos, eles eram presos a correntes e submetidos a compra por donos de fazendas, mas quando a mare subia, muitos morriam afogados presos as suas correntes.
Fonte:http://olhares.uol.com.br/sub-solo-do-mercado-modelo-na-bahia-foto718915.html
http://www.mercadomodelobahia.com.br/Mercado/historia.asp

ELEVADOR LACERDA
Imponente e reconhecido como um dos ícones mais importantes do turismo de Salvador, o famoso Elevador Lacerda é muito mais do que uma ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Trata-se de um verdadeiro cartão-postal com a generosidade de oferecer aos seus visitantes uma maravilhosa vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. O equipamento foi criado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda.
*Envolve a física e a matemática para a construção do elevador.

PELOURINHO OU CIDADE BAIXA
O lugar onde se localiza o Pelourinho foi escolhido por sua localização estratégica. No alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação do terreno, facilitando a defesa da cidade. Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias até o início do século XX. A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade, e só depois de décadas o Pelourinho se tornou o que é hoje.



Atualmente o Pelourinho é um ponto histórico muito importante, onde turistas visitam suas igrejas, praças, entre outros ambientes. Passou atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.
*As construções feitas no Pelourinho e suas estruturas envolvem física e matemática.

Curiosidade: A palavra "pelourinho" se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia era usado para castigar escravos. Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia-PRINTABLE.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário