quarta-feira, 2 de maio de 2012

Galileu Galilei

Postagem dirigida ao professor Adonias Daltro da matéria Matemática.

Um pouco sobre a vida de Galileu.
"Grande Físico,  Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do  Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII."

          A ciência moderna tem em Galileu Galilei um de seus pais. Galileu revolucionou a ciência, separando os experimentos científicos da magia. 
          O pai de Galileu queria que ele fosse médico e mandou ele estudar em Pisa. Porém o jovem se interessava mesmo era por matemática e física.
          Sua primeira contribuição à ciência se deu no Duomo de Pisa. O sacristão acabara de acender uma lâmpada pendurada numa longa corda e a empurrara. O movimento pendular foi medido com as batidas do coração de Galileu. Ele percebeu que o tempo de cada oscilação era sempre igual e formulou a lei do "isocronismo" do pêndulo. Assim, encontrou o primeiro uso prático para aquela regularidade e desenhou um modelo de relógio.
          A famosa torre inclinada de Pisa fez parte de uma outra experiência para contestar a tese de Aristóteles de que, quanto mais pesado fosse um corpo, mais velozmente cairia. Galileu deixou cair da mesma altura duas esferas iguais em volume, mas de peso diferente. Ambas tocaram o solo no mesmo instante. Em seu livro, "Saggiatore" ("Experimentador") combateu a física aristotélica e argumentou que a matemática deveria ser o fundamento das ciências exatas.
          Como contestava muito Galileu foi acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.  
          Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983. 

Fonte: http://www.galileuon.com.br/
http://educacao.uol.com.br/biografias/galileu-galilei.jhtm
http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

Nenhum comentário:

Postar um comentário